Problema
A área de crédito da XP estava com alguns problemas de inconsistência visual com o aplicativo e conversão.
60% dos clientes que acessavam a área de crédito abandonavam sem nenhuma interação.
O design system da XP havia sido atualizado para modernização do aplicativo, deixando defasada a antiga área de crédito.
Matriz CSD e alinhamento com stakeholders
A primeira etapa do processo para a construção da nova área de crédito da XP foi a condução de uma dinâmica com o time de design, produto e engenharia para levantarmos as certezas, suposições e dúvidas em relação a área atual de crédito da XP.
Essa etapa foi muito importante para a condução dos estudos de mercado e do desenho da própria interface e experiência.
Benchmarking e análise da concorrência
Para criação da nova área de crédito da XP, o primeiro passo foi entender a concorrência.
Realizei um estudo de mercado analisando bancos nacionais e um internacional para visualizar e entender as boas práticas para crédito.
De forma geral, os produtos de crédito possuem bastante destaque na prateleira, trazendo informações como valor pré-aprovado ou uma breve descrição do que se trata o produto.
Alguns bancos facilitam a visualização dos contratos em andamento com a próxima parcela a ser paga.
Uma das respostas do estudo foi entender entre os termos "empréstimo" e "crédito" eram mais usados, mas descobri que não existia um padrão e cada banco usava um termo diferente.
Pesquisa com clientes
Conduzi uma pesquisa com clientes e experimentei fazer uma dinâmica diferente, inspirada na design critique que realizamos com o time para criticar nossa interface, levei alguns dos concorrentes da XP e a própria XP para o cliente opinar e criticar o que ele entendia de ponto positivo e negativo nas interfaces analisadas.
A dinâmica foi muito produtiva, e foi útil para entender a percepção do cliente sobre as boas práticas de usabilidade e experiência.
Solução
Próximos passos








